Vacinação contra COVID-19

Quem pode tomar vacina nesta sexta-feira no drive-trhu na Fenac, em Novo Hamburgo?

Somente idosos com 85 completos ou mais.

Quais documentos levar no drive-trhu desta sexta-feira? Cartao SUS e documento com foto. Se não tiver o cartão SUS, pode ser apresentado o comprovante de residência no nome da pessoa. Comprovante de residência em nome de outra pessoa só será aceito com declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser vacinada reside no local. (Se não tiver cartão SUS, pode fazer outra pessoa no lugar do idoso na prefeitura, sai com o documento pronto no mesmo dia.)

Qual o horário do drive-thru desta sexta-feira? Das 9h às 16h

Em qual portão entrar na Fenac? Portão principal, com acesso pela Avenida Nações Unidas.

Que horas os portões da Fenac serão fechados? A vacinação se encerra às 16h. Um carro da Guarda irá sinalizar que a vacinação está em fase final.

Os ocupantes do carro podem descer do veículo durante o drive-trhu? Não.

Serão vacinadas idosos que chegarem a pé na Fenac? Não.

Que roupa o idoso deve usar? Qualquer roupa, de preferência com fácil acesso ao braço.

A vacina é gratuita? Sim.

Qual será a vacina aplicada e em quantas doses? Quando o vacinado nesta sexta-feira deve tomar a segunda dose? Tem que ser da mesma vacina?

Será aplicada a primeira dose da Coronavac. No caso da Coronavac, a segunda dose será aplicada em até 28 dias, com uma nova ação de vacinação em massa promovida pelo município. No momento da aplicação da vacina, será entregue um informativo com a possível data da segunda dose da vacina.

É preciso fazer algum tipo de agendamento para o drive? A vacinação ocorre por ordem de chegada e não exige agendamento prévio.

Quem não tem carro ou não pode ir à Fenac nesta sexta-feira. Quando poderá se vacinar?

Profissionais da saúde e idosos com mais de 85 anos que não forem vacinados nos drive-thru deverão realizar agendamento na Casa da Vacina, UBS Santo Afonso, UBS Canudos, UBS Primavera ou USF Lomba Grande, que serão as unidades de referência para a aplicação posterior da vacina. O agendamento pode ser feito por telefone ou presencialmente por um familiar a partir de segunda-feira.

Documentos exigidos serão os mesmos do drive: cartão SUS e documento com foto. Se não tiver o cartão SUS, pode ser apresentado o comprovante de residência no nome da pessoa. Comprovante de residência em nome de outra pessoa só será aceito com declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser vacinada reside no local.

A vacinação será feita em algum outro ponto nesta sexta-feira? Não. A vacinação acontecerá somente na Fenac nesta sexta-feira em sistema drive-thru.

O idoso de 85 anos ou mais que está com sintomas de covid-19. Pode tomar a vacina? Não. A recomendação é aguardar quatro semanas sem sintomas a partir do teste positivo para covid-19.

O idoso que tem alguma comorbidade ou doença crônica. Pode tomar a vacina? Pacientes oncológicos ou imunossuprimidos precisam apresentar laudo médico autorizando a receber a vacina. A vacina está liberada para demais comorbidades ou doenças crônicas.

Os idosos entre 60 e 84 anos. Podem se vacinar? Ainda não. Pessoas nesta faixa etária deverão aguardar as próximas fases da vacinação.

O idoso que tem 84 anos e faz 85 anos ao longo de 2021. Pode se vacinar? Não, neste caso deverá ser vacinado somente na fase seguinte.

Quem tem um familiar com 60 anos ou mais acamado. Como faz para ele tomar a vacina? Cuidadores de idosos acamados poderão ser vacinados? Quantos por família?

A orientação é que seja procurada a Unidade de Saúde de referência já conhecida ou a mais próxima de sua residência para que seja feito o agendamento da vacinação do paciente. O agendamento também pode ser feito por telefone na unidade de referência. Nestes casos, também será permitido imunizar um cuidador por família. No caso de haver mais de um cuidador, a família terá que definir qual deles será imunizado.

O idoso que não possui cartão SUS poderá se vacinar? Neste caso, será necessário apresentar comprovante de residência em seu nome. Quem não estiver com o cartão SUS atualizado ou não possuir comprovante de residência em seu nome, poderá procurar a Secretaria Municipal da Saúde para atualizar o cartão SUS, com atendimento conforme os horários oficias do Centro Administrativo Leopoldo Petry.

Pode ser utilizado o Conecta SUS para apresentar o cartão SUS digital para se vacinar? Não.

Quando serão vacinados os professores? Os grupos prioritários estão sendo definidos conforme orientação do Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado. Não há informação sobre data para imunização deste grupo no momento.

Quais documentos os profissionais da saúde devem levar para se vacinar? Documento com foto, carteira profissional emitida pelo respectivo conselho profissional, cartão SUS, comprovante de residência ou carteira de trabalho que comprove vínculo no município.

Quando serão vacinados os assistentes sociais? Estes profissionais estão inclusos entre os trabalhadores de saúde e serão contemplados na próxima fase da vacinação.

O profissional da saúde pode apresentar a carteira de identidade profissional de forma digital pelo celular? (devido à pandemia, muitos conselhos não emitiram novos documentos, enviando apenas um ofício atualizando a situação do profissional)* Sim.

Gestantes, lactantes e puérperas podem se vacinar? Gestantes e puérperas não poderão ser vacinadas. Lactantes somente serão imunizadas mediante laudo com liberação médica,

E as crianças? Ainda não há informação de vacinação para menores de 18 anos.

Vai ter a presença da Guarda Municipal auxiliando no trânsito? Sim.

Fonte: PMNH